Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018

Natal

Publicada em 06/02/18 às 22:25h - 29 visualizações
Iluminação pública Sistema de Iluminação pública de Natal é mal planejado, crítica especialista
Professor José Luiz da Silva Junior, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRN, defende uma reestruturação do atual sistema público de iluminação da capital potiguar

http://agorarn.com.br


 (Foto: http://agorarn.com.br)

Vias mal iluminadas, áreas urbanas às escuras e poluição visual se misturam em vários pontos de Natal, causando problemas que vão além da iluminação pública, como o aumento da criminalidade, aponta o professor José Luiz da Silva Junior, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O especialista defende uma reestruturação do atual sistema público de iluminação da capital potiguar.

"A cidade é mal iluminada por vários aspectos, sejam aqueles decorrentes de projetos inadequados, do uso de lâmpadas e luminárias ultrapassadas e até pelo sistema de gestão dessa iluminação", avalia o professor.

Ele explica que a iluminação pública de Natal é mal projetada. Os postes estão dispostos a uma distância média de quarenta metros. Desta forma, segundo o especialista, há um contraste permanente entre faixas claras e escuras, provocando o fenômeno denominado "efeito-zebra", algo que pode atrapalhar a visão de pedestres e motoristas.

Boa parte da lâmpadas usadas nas públicas são de vapor de sódio, conhecidas como 'lâmpadas amarelas', que proporcionam a sensação de pouca iluminação. "Uma luminosidade deficiente é um dos fatores que proporcionam uma significativa ampliação da crescente sensação de insegurança", reforça.

O professor critica o lento processo de modernização da iluminação da cidade. Segundo ele, as luminárias de modelo de LED - com até 10 anos de autonomia - podem trazer uma economia aos cofres públicos.

O professor José Luiz da Silva Junior também criticou a falta de empenho público com relação ao problema de poluição visual. Em vários locais de Natal, há a ocorrência de postes de iluminação recheados de fios - elétricos, telefonia e internet - que enfeiam a paisagem.

"Há postes que dão sustentação a até vinte condutores elétricos, lançados de forma totalmente desorganizada, provocando uma poluição visual estonteante aos usuários desse espaço público", reclama.

Ele avalia que a poluição visual é tratada com negligência pelo poder público. "Urge que se adotem regras para este procedimento", aponta. A preocupação dele é com relação ao intenso crescimento vertical da cidade, como ocorre nos bairros de Petrópolis e Tirol.

Uma solução apresentada pode ser o que acontece em outras capitais nordestinas, como em Salvador e Recife, que têm ações específicas para uma rede subterrânea de embutimento de fios.

Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura vai abrir - ainda nestes semestre - um processo licitatório para a manutenção dos postes de iluminação da capital. A edital está sendo analisado pelo corpo técnico da pasta.

Além disso, a Semsur estuda a abertura de outra licitação para a troca de todas as lâmpadas de vapor de sódio por LED. No entanto, ainda não foram definidos prazos para a abertura do processo.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

No Ar
MADRUGADA LITORAL
Top Música
1
FACE TIME - CAVALEIROS DO FORRÓ
FACE TIME
CAVALEIROS DO FORRÓ
2
EU SEI DE COR - MARILIA MENDONÇA
EU SEI DE COR
MARILIA MENDONÇA
3
QUERER É TE QUERER - HELDER GOMES
QUERER É TE QUERER
HELDER GOMES
4
ZONA NORTE, ZONA SUL - KHRYSTAL
ZONA NORTE, ZONA SUL
KHRYSTAL
5
MEDO BOBO - MAIARA E MARAÍSA
MEDO BOBO
MAIARA E MARAÍSA
6
NIGUÉM MORRE DE AMOR - ZEZO
NIGUÉM MORRE DE AMOR
ZEZO
7
FOLHA AO VENTO - GILIARD
FOLHA AO VENTO
GILIARD
8
ALGEMAS - SWELLEN PIMENTEL
ALGEMAS
SWELLEN PIMENTEL
Apoio Cultural
Estatísticas
Visitas: 98158 Usuários Online: 34


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros
BLOG ZONA NORTE
CENTRO EDUCACIONAL CORAÇÃO DE JESUS
NANA EMBALAGENS
ARENA JUNIOR BAR
Nando

Copyright (c) 2018 - Litoral Norte FM 87.9 - Todos os direitos reservados